Acessos a este blog até este momento...

domingo, 18 de outubro de 2009

Os programas de televisão / canais infantis

Aproveitando que estamos fechando a "semana das crianças" e complementando meu post anterior, volto ao tema relativo aos pequenos :
Em um passado não tão distante (uns 4 anos atrás) me lembro que comecei a ver o Discovery Kids, por ter desenhos realmente infantis e que se adequavam aos meus filhos pequenos. Só que nestes 4 anos tenho notado mudanças lentas, mas bastante importantes de comentar (e não é só ao logotipo do canal a que me refiro...).  Antes, este canal praticamente não tinha publicidade, passando nos intervalos dos desenhos somente chamadas para os outros desenhos e alguns spots educativos (numeros, letras, cores, etc.). Hoje, o canal tem uma quantidade gigantesca de publicidade comercial e, o pior, altamente apelativa, pois são quase que na totalidade publicidade de brinquedos e produtos infantis, o que faz com que os pequenos telespectadores rapidamente passem a condição de consumistas compulsivos, ou pelo menos de "pidões" compulsivos, pois os pais sofrem uma constante avalanche de pedidos pelo que eles veem na telinha.  Era muito melhor quando o canal vivia somente das assinaturas e não precisava se "corromper" ante a força do marketing.
Além desta mudança, noto que mesmo a qualidade dos desenhos está ameaçada, pois se ainda temos muitos desenhos excelentes e alguns novos também o são (como o Peixonauta, que além da qualidade é um desenho brasileiro), começa a aparecer no canal algo que sempre esteve distante dele, que é a violência e agressividade... Estou falando do recente desenho "Garota Supersábia", que apesar do nome e da proposta aparentemente boas, tem um enredo totalmente distoante do restante da programação do canal, com a tipica receita de violência : bandidos contra mocinhos - neste caso a mocinha e seu fiel escudeiro macaco.  É um típico desenho desnecessário para um canal que se propõe a ser dedicado aos pequenos.
Aproveitando o mesmo post, outra coisa realmente deplorável que aconteceu na progrmação televisiva foi a mudança por que passou o Boomerang há alguns anos... Antes era um super canal com os desenhos clássicos que passaram pela infância e adolescência dos pais de hoje : Pepe Legal, Pernalonga, Zé Colméia, Flintstones, eram apenas alguns exemplos dos desenhos que nunca irão deixar nossa memória. O que aconteceu ? De um dia para o outro, o Boomerang simplesmente parou de exibir os desenhos animados e adotou uma programação adolescente da pior qualidade, com os concorrentes dos Hanna Montana e High School Music, totalmente americanizados (ou mexicanizados em alguns casos), com as historinhas água com açúcar repetitivas que sempre passam pelos jovenzinhos apaixonados ou pelos mais fracos que começam o filme perdendo e depois se superam e passam a ser os heróis ao final.  Para ser sincero, depois que o Boomerang mudou sua programação, nunca mais consegui assistir nenhum programa neste canal por completo e, sinto uma grande falta dos classicos desenhos da Hanna Barbera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário